Deputada Dani Alonso propõe programa CIDADE ILUMINADA para melhorar segurança nas cidades paulistas

  • 28 de Abril de 2023
...

A deputada Dani Alonso tem se destacado em sua atuação na Assembleia Legislativa de São Paulo em prol da melhoria da infraestrutura das cidades do estado. Dentre suas iniciativas, destaca-se a Indicação nº 159, na qual ela sugere a criação do "Programa Cidade Iluminada".

O objetivo do programa é destinar recursos para o financiamento de projetos de eficiência energética nos municípios paulistas com até 50 mil habitantes. Com a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio, vapor de mercúrio e mistas por lâmpadas LED, mais modernas e econômicas, espera-se não apenas a economia de energia, mas também uma melhoria na sensação de segurança nas cidades durante a noite.

Segundo a deputada, a modernização da iluminação pública pode gerar economia de até 70% e contribuir para a redução da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Além disso, Dani Alonso cita bons exemplos no estado, como Marília, Barueri e Mogi das Cruzes, que já atingiram o grau de Excelência de satisfação com Iluminação Pública.

O programa proposto pela deputada prevê que os municípios possam receber um aporte de até R$ 1 milhão para viabilizar as obras de modernização da rede de iluminação, de acordo com as especificidades de cada obra a ser realizada.

Dani Alonso ressalta que não se pode deixar a responsabilidade apenas para as municipalidades, pois muitas cidades pequenas não têm recursos suficientes para executar obras de modernização energética. O "Programa Cidade Iluminada" poderá chegar a pelo menos 78% das cidades paulistas, trazendo uma melhoria no padrão da iluminação tanto pelo fluxo luminoso, pela intensidade, quanto pela uniformidade ao longo das vias.

Em face da enorme repercussão da proposta em termos de política pública de eficiência energética, a deputada solicita o apoio do governador do estado para a criação do programa que vai transformar a realidade das menores cidades do Estado de São Paulo. A Indicação nº 159 foi bem recebida pelos demais deputados da Assembleia Legislativa e aguarda a análise do Governo do Estado.

EXEMPLOS PELO MUNDO

Com a crescente preocupação em relação à segurança nas cidades, muitos países ao redor do mundo têm investido em sistemas de iluminação pública mais eficientes e modernos para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Um exemplo é a cidade de Barcelona, na Espanha, que implantou um programa de iluminação inteligente em 2013. O sistema permite que a iluminação pública seja controlada por sensores e por meio de um software, que ajusta automaticamente a intensidade da luz de acordo com a presença de pedestres e veículos nas ruas. Como resultado, houve uma redução de 30% no consumo de energia elétrica e uma melhoria significativa na sensação de segurança na cidade.

Outro caso é o da cidade de Copenhague, na Dinamarca, que se tornou referência mundial em iluminação pública sustentável. A cidade implantou um sistema de iluminação LED em todas as suas ruas e praças, o que permitiu uma economia de energia de até 60%. Além disso, o sistema é programado para ajustar a intensidade da luz de acordo com o fluxo de pedestres e veículos nas ruas, contribuindo para a segurança e a sensação de conforto dos moradores.

Na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, um programa de modernização da iluminação pública foi implementado em 2013. O sistema utiliza lâmpadas LED e permite que os funcionários públicos controlem a intensidade da luz e monitorem o consumo de energia em tempo real. Como resultado, houve uma economia de 63% no consumo de energia elétrica e uma melhoria significativa na sensação de segurança dos moradores.

Esses exemplos mostram que a implantação de sistemas de iluminação pública mais eficientes e modernos pode trazer benefícios significativos para a qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo para a segurança e o conforto das pessoas, além de reduzir o consumo de energia elétrica e as emissões de gases poluentes na atmosfera.

Comentários

Busque aqui